quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Noite de reis

“Noite de Reis” (título de um dos contos) é um livro de contos dividido em três momentos correspondentes as três cidades onde passei a maior parte de minha vida. As três cidades que contribuíram para me formar como ser humano; estribo e caldo de cultivo das histórias – Buenos Aires, Santos e Paraty
Colocando em ordem meus arquivos, percebi que eu tinha o corpo principal de mais 30 contos escritos no decorrer dos últimos 10 anos. Há dois anos, comecei a reconstrução dos mesmos. Havia, aqui e ali, lembranças autobiográficas, notas sobre comportamento humasno, linguajar, cacos de sonhos, angustia e felicidade de personagens que saiam da ficção para tomar vida própria. Escolhi dez contos dentre os trinta para serem publicados.
Vida e morte, fim e recomeço, são temas presentes nos três momentos – nos dois primeiros, Buenos Aires (a vida vista através dos olhos de uma criança) e Santos, esses binômios se apresentam de forma mais concreta, mais realista. No terceiro momento, Paraty, começo e fim se vêm confundidos como ondas interdependentes, com o improvável, com a magia da micro paisagem dessa cidade, algo difícil de acontecer na densidade urbana.

Noite de reis